quinta-feira, 22 de novembro de 2007

A política como ela é

O Blog do Noblat publicou uma excelente reportagem sobre como funciona o município de Santa Rita de Cássia, a 1.100 km de Salvador. "A pacata cidade no oeste baiano que leva o nome da padroeira das causas impossíveis é um espelho fiel do que é o Brasil", diz o texto. Alguns trechos:

    "Em Santa Rita de Cássia, ser ou não aliado de quem está no comando da prefeitura é decisivo. Quem geralmente vence o campeonato de futebol da cidade é o time que apóia o prefeito. Por quê?

    Porque é o que ganha mais incentivo, chuteiras, uniforme. O mesmo ocorre com o carnaval fora de época. O bloco aliado ao prefeito, pode ter certeza, é sempre o melhor na avenida."

    "O atual prefeito do município, Antônio Augusto Aragão Júnior (PSDB), conhecido como Gugu Aragão, é um típico coronel político, assim como todos que o antecederam. Em seu segundo mandato, ele faz jus à lógica política na cidade. Só abastece os 15 carros oficiais, por exemplo, em posto de aliados.

    No primeiro ano do governo, quando nem um dos três donos de postos da cidade estava do seu lado, ele mandava comprar combustível numa cidade a 140 quilômetros dali, onde a gasolina, o diesel e o álcool são mais caros. Para isso, fazia o transporte do combustível de maneira irregular, em cima de caçambas de caminhão.

    - É coisa de política. Porque não votei nele, ele não abastecia aqui. Agora o ressentimento já passou e ele está abastecendo aqui - conta Laan Kardec, dono do único posto de Santa Rita que resolveu apoiar o prefeito."

    "A Câmara de Vereadores da cidade é um reflexo da cultura política ali. Este ano, e até agora, só houve seis sessões na Câmara.

    Em frente ao prédio da Câmara está montado um circo. Os moradores brincam perguntando onde estão os verdadeiros palhaços.

    - Somos nove vereadores. Cinco são da oposição, quatro apóiam o prefeito. Quando um grupo vai, o outro não vai. Se um grupo não estiver completo, não tem sessão. É assim - explica o vereador Tobias da Rocha (PRB), que nem mora na cidade."

É claro que a política do Brasil não tem em toda parte todos os defeitos da política do município de Santa Rita de Cássia. Tampouco nesse grau tosco, rés-do-chão. Em Brasília a coisa é bem mais sofisticada na forma, muitas vezes. Mas todos os defeitos da política brasileira parecem estar bem representados em Santa Rita - com entusiasmo.

Nenhum comentário: