Nas eleições de Cuba, neste domingo, 150 pombos-correio serão usados para transmitir os resultados. Do orgulhoso texto do jornal oficial Granma:
- Para que possam cumprir essa missão, nesses casos as úteis e belas aves são levadas pelos columbófilos aos colégios eleitorais distantes, onde colocam em seus anéis identificadores os informes que periodicamente são transmitidos para as circunscrições.
Imediatamente depois de serem soltas, as mensageiras se dirigem até seu pombal de origem, onde seu dono as espera e serve de ligação até o local no qual trabalha a Comissão Eleitoral da circunscrição.
Mas essa é só uma das alternativas que serão empregadas nos oito municípios da província de Las Tunas para assegurar o rápido translado dos boletins eleitorais, pois também trabalharão como mensageiros mais de 470 ciclistas e uns 146 cavalos, estes últimos em zonas rurais com estradas em mau estado.
Se for perguntar pra eles que vantagens tem um sistema tão cheio de intermediários, periga até ouvir uma comparação com a eleição de 2000 nos EUA...
Nenhum comentário:
Postar um comentário