quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Jornalismo de qualidade

Minha única queixa em relação à revista Piauí, quando começou a sair, foi em relação ao fato de ela se abster da cobertura de assuntos políticos mais polêmicos. Ainda há alguns meses em que a revista tem mais preocupação em publicar textos impecáveis do que em tratar de assuntos relevantes (nesses meses eu não a compro). Mas, quando resolve cobrir política, dá show.

A edição de janeiro, que chegou hoje às bancas de São Paulo, tem uma reportagem de 12 páginas em que a repórter Daniela Pinheiro acompanhou o ex-deputado José Dirceu numa viagem de 6 dias por três países. Até pelo fato de a repórter tê-lo acompanhado em momentos de descontração, conseguiu extrair muito mais informações do que em qualquer outra entrevista que tenha dado. Na publicada pela Playboy há alguns meses, por exemplo, ele ficou na defensiva o tempo inteiro. Aqui, não. Faz uma diferença danada.

Da mesma forma que o perfil do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso escrito por João Moreira Salles na edição de agosto, o texto dá uma caracterização "redonda" do personagem. Tanto faz o que você pensa previamente sobre FHC ou Dirceu - esses textos não buscam empurrar uma interpretação sobre os personagens.

Diferentemente do texto sobre o Fernando Henrique, o material sobre Dirceu consegue dar furos todo mundo. A repórter o acompanhou em várias reuniões de negócios nos países visitados, e conseguiu recolher informações de primeira mão sobre os negócios e clientes de Dirceu, o consultor:

    "Tem uma carteira de quinze bons clientes, a maioria deles estrangeiros, aos quais presta consultoria. Os brasileiros lhe pagam entre 20 e 30 mil reais. Deu como exemplo de cliente de peso o banco Azteca, do empresário mexicano Ricardo Salinas, que quer se estabelecer no Brasil (...). Outro cliente é o também mexicano Carlos Slim, o homem mais rico do mundo, que planeja implantar no Brasil a televisão a cabo com mensalidade de 40 reais. 'Mas não sou consultor dele no Brasil', disse. 'Como defendo coisas contrárias ao interesse dele aqui, temos um acerto informal de buscar negócios em outros países da América Latina'."

    "Perguntado sobre os serviços que presta ao empresário Nelson Tanure, respondeu que foi contratado para ajudar na reestruturação da Gazeta Mercantil e para escrever uma coluna no Jornal do Brasil."

    "No caminho até o hotel, ele disse que pretende se dedicar a Angola. 'Meu interesse é infra-estrutura: rodovias, telefones, telecomunicações. Temos a vantagem do idioma, o know-how', afirmou. 'Também vou abrir um escritório no Panamá. A América Latina está cheia de bons negócios'. Outro de seus sócios, o advogado Antônio Lamego, é amigo do general João de Matos, ex-chefe de Estado Maior do Exército angolano. Os três haviam marcado de se encontrar em breve, na Costa do Sauípe, para tratar de negócios."

    "José Dirceu mudou de assunto e disse a (Miguel) Mejía (ministro na República Dominicana): 'Há uma empresa brasileira, uma das maiores, muito interessada em vir para cá. É o grupo do vice-presidente da República, a Coteminas. Eu já conversei com o Josué, o filho do José de Alencar que cuida dos negócios, e eles estão dispostos até a construir a fábrica'."

    "Foi quando chegou o empresário dominicano Johnny Cabrera, dono da Petroconsa, empresa de petróleo e construções, com quem deveria se encontrar no dia seguinte. Ambos têm um interesse comum: etanol. Segundo Dirceu, Cabrera tem estrutura para fazer o blend do combustível no Caribe e, de lá, mandá-lo para os Estados Unidos, que impõem duras barreiras tarifárias para importação do produto brasileiro."

    "Após o jantar num restaurante italiano (...), ele e Mejía foram conhecer uma casa fechada onde seria possível instalar um restaurante. 'Vou trazer a churrascaria Bassi para cá', explicou o ex-deputado. 'Vai ser uma churrascaria rodúzio e butique de carnes (...)'. Dirceu também foi procurado por empresários paulistas para entrar como sócio numa franquia do restaurante Floridita, de Havana, que era freqüentado por Ernest Hemingway. O investimento seria de 4 milhões de reais. A parte de José Dirceu, 400 mil reais. 'Mas estou achando muito caro', comentou."

Ele também falou, e muito, sobre política. Na página 27, ele se torna o primeiro membro do PT a admitir por vias tortas dois escândalos grandes por que o partido passou na primeira metade da década:

    "Disse que a construção da sede do PT, em Porto Alegre, 'foi feita só com dinheiro de caixa dois. Era com mala de dinheiro'. Lembrou que quando foi feita a denúncia, que atingia em cheio o governo de Olívio Dutra, 'a gente estava com eles, não os abandonamos em nenhum minuto'.

    (Sobre as críticas de outras correntes do PT em relação ao mensalão) " 'Esse pessoal é assim. Chegava para o Delúbio e falava: 'Delúbio, preciso de 1 milhão'. Como é que alguém vai arrumar esse dinheiro assim, de uma hora para outra?', disse, referindo-se ao ex-tesoureiro do partido sob a acusação de ter montado o esquema irregular de financiamento de campanha. 'Aí, quando não recebiam o dinheiro, diziam que estavam sendo preteridos porque eram de uma outra corrente, de uma outra ala, que a direção era autoritária. O pobre do Delúbio tinha que ir aos empresários conseguir doações. Aí, estoura o mensalão e esse pessoal vem dizer que o Delúbio era o homem da mala. O que não dizem é que a mala era para eles'."

Vale a pena ler a matéria inteira, que ainda não está na internet. Mais do que compensa os R$ 7,90 pagos pela revista.

21 comentários:

Anônimo disse...

E esse cara ainda está solto?

Anônimo disse...

Marcelo!!!

Quero te agradecer pela paciência e também por ter avisado a gaúchada aqui. Rendeu essa matéria, hein? Vi no blog do Noblat e acabei chegando aqui. A partir de agora, virei leitora!

beijo, beijo

Marcelo disse...

Taline, seja bem-vinda! Tô curioso pra ver como estão as coisas por aí.

Sherlock, até agora ele não foi julgado. A primeira audiência será ainda neste mês.

Prometeu, o filho da Chama Celeste disse...

Oi, que justiça seja feita. Quem primeiro postou a notícia, dando crédito ao seu blog, Marcelo, foi o www.blogdemocata.com.br Esse pessoal do DEM tem um execelente blog de notícias. O Noblat estava fazendo "Diário do Vovô" e eu já tinha lido tudo no blog democrata e no seu blog.

Gabi Carvalho disse...

Oi Marcelo,
estou feliz com o sucesso do blog. Feliz Ano-Novo.
Gabi

Marcelo disse...

Prometeu, o que me espanta é ter começado aqui neste blog a repercussão da matéria. Ontem à tarde, quando li a reportagem, passei a dica para a Taline, lá do Correio do Povo. Quando finalmente sentei na frente do computador, à noite, achei que Folha e Estadão já teriam destrinchado toda a matéria. Absolutamente nada, até agora, nos principais jornais. Ninguém ainda ouviu o Dirceu nem que fosse pra ele dizer que a repórter inventou as aspas.

Gabriela, ótimo 2008 pra ti também.

Joel Neto disse...

Toda pessoa com o minimo de informação sabe que o caixa 2 vem desde quando no Brasil começou a ter eleições. A invenção do mensalão foi dos mesmos que vieram na caravela de Cabral.

Anônimo disse...

O Zé Dirceu não fala que trabalha para o Daniel Dantas. Por que hein?

Adriana Santana disse...

com toda a possibilidade de exagerar nas tintas, não posso me furtar a dizer que a 'piauí' me deu mais esperanças nesse nosso jornalismo. o perfil de FHC, em especial, foi brilhante.

José Pires disse...

Parabéns pela presteza em copiar da Piauí e revelar de primeira os bons trechos. Publiquei também em meu blog e dei o crédito. Se tiver tempo, passe por lá.

Anônimo disse...

Zé dirceu guerrilheiro de titica, reu por unaniminadade no STF, ainda tem coragem de por a bunda na janela?


Sujeito nojento!

Anônimo disse...

Marcelo parabéns."Ví" no Noblat e acho que vou virar "freguês!"De Bauru/SP um forte abraço.

Anônimo disse...

Todo mundo sabe da sede construida com Caixa dois e junto com a Ford derrubou a reeleição de Olivio dutra por aqui. A diferença do Rs é que aqui nós não damos segunda chance. Pisou na bola tá ferrado, o povo gaúcho não perdoa e é por isso que no congresso não há nenhum corrupto gaúcho. Não fabricamos nem exportamos corruptos, mas a gente que insiste em fabrica-los e elege-los para que tenham imunidade e não pague por seus crimes. O PT por aqui ficou muito abalado depois deste escanda-lo. Mas que todo mundo tem Caixa Dois, isso tem, até eu

Anônimo disse...

Gostei, falou sem papas na língua o que todo mundo sabe; dinheiro de campanha financia partidos e depois o empresariado cobra a fatura. É assim, e sempre foi. Agora, as xiliquentas e as cansadas ficarão indignadíssimas. Como se antes, isso nunca havia acontecido. Parabéns Zé!!!

Anônimo disse...

Isso mostra a falácia do ex-ministro, ao chamar a mídia e a oposição de golpista e dizer que todos os crimes descobertos são invenção.

Anônimo disse...

EXCELENTE MATÉRIA, UM VERDADEIRO FURO, NENHUM JORNAL NOTICIOU NADA A RESPEITO.

ACESSEM: www.olhosatentos.blig.ig.com.br

Anônimo disse...

O site do principal líder da oposição ao governo Lula, deputado Democratas José Carlos Aleluia (BA)deu um show com a entrevista de Zé Dirceu. A matéria é a manchete do site www.deputadoaleluia.com.br, sob o título "José Dirceu revela, um pouco, como funciona a quadrilha de Lula". O Aleluia não dá trégua aos mensaleiros lulistas.

Marcelo disse...

Ferrão, o que o deputado fez foi praticamente apenas roubar trechos deste blog, sem dar crédito, e dar lá o título que quis.

Anônimo disse...

Este é o partido da Moralidade, Faça o que digo, mas não faça o que eu faço.
O PT, o LULLA e seus apoiadores, são todos uns corruptos, merecem a Forca, por fazerem isto com o Povão, que iludidos com esmolas ainda apoiam estes vigaristas.

Anônimo disse...

Mas num é que o capitalismo fez um filho bastardo muito bem sucedido? Benzadeus!

Anônimo disse...

Encontro de Coligações, Partidos e Candidatos do Sul de Minas discute indícios de fraudes nas Urnas Eletrônicas nas últimas eleições.

Movimento conta com a participação de representantes de 32 Municípios das Regionais Sul I e Sul II,perfazendo um total de 752 mil eleitores.


Já ocorreram quatro reuniões, sendo que a primeira ocorreu no dia 31 de outubro passado, na cidade de Campanha/MG,a segunda ocorreu em Santa Rita do Sapucaí, no dia 07 de novembro e a terceira dia 12 de novembro,também em Santa Rita do Sapucaí e Piranguinho.
No dia 13/12 representantes do MTSV No Sul de Minas ,foram ao1ºEncontro Nacional de Suspeita de Fraudes Nas Urnas Eletrônicas , na Cidade de Santa Bábara MG.

Representantes de Partidos, de Coligações e candidatos após constatação de vários indícios de fraude nas eleições que ocorreram no último dia 05 de outubro em vários municípios, sempre questionados pelos eleitores que querem saber para onde foram os seus votos, decidiram compartilhar as constatações e discutir os indícios, visando contribuir na elucidação dos fatos e assim garantirem a lisura do pleito eleitoral.

Os primeiros indícios foram descobertos por reclamações de eleitores sobre ocorrências de procedimentos contrários ao correto funcionamento das Urnas Eletrônicas nas últimas Eleições de 05 de outubro.



Dentre estas ocorrências destacam-se:

Fotografias dos Candidatos que apareciam no momento do voto eram divergentes da opção digitada pelo Eleitor;
Não aparecimento de nenhuma fotografia de candidato que era a opção digitada pelo eleitor no momento do voto,o que poderia tê-lo induzido a anular o voto,na tentativa de corrigir seu voto. Fotografia que "ia" ao fundo da tela e "retornava" após ser acionada a tecla "CONFIRMA";
Necessidade de várias reteclagens para se obter a "confirmação" do voto;
Finalização do voto antes que o eleitor digitasse a tecla "CONFIRMA";
Várias seqüências de urnas de um mesmo candidato apresentando números iguais de votos e todos pares;
Registro de votos de eleitores já falecidos;

Ante estas e outras ocorrências, soma-se:

O resultado surpreendente e divergente do que apontavam as pesquisas;
Previsão exata do resultado pelos vencedores, em número de votos e percentuais, inclusive percentuais dos votos válidos, dando quais os candidatos majoritários e proporcionais seriam eleitos;
Coincidências estatísticas nos resultados (proporções e quantidade de votos quase constantes;
Percentual de votos nulos, brancos e de abstenções destoantes das médias das outras urnas de um mesmo município,com um alto índice de nulos,o que vem a reforçar que o não aparecimento das fotos nas urnas pode ter induzido o eleitor a anular o voto;
Soma de votos atribuídos aos candidatos, votos brancos, nulos e abstenções, restou maior do que o número de eleitores;
Antecipação dos preparativos de comemoração pelos vencedores;
Campanha modesta e desmotivada dos vencedores;
Apostas com certeza dos resultados, inclusive com acerto sobre a diferença que as urnas apresentariam e os candidatos proporcionais que seriam os eleitos, mesmo em disputas acirradas;
Omissão por parte dos vencedores na Fiscalização de "Boca de Urna" e intensificação na fiscalização do comportamento da Urna nas Seções de Votação;
Dos Comportamentos que demonstram que os vencedores tinham certeza que os resultados que as Urnas apresentariam lhes seriam favoráveis;
Pane no serviço de telefonia celular das 16h às 19h em várias cidades no dia da eleição;
Suspeita da presença de "hackers" hospedados em hotéis em várias cidades nos dias que antecederam as eleições;
Carga efetuada, pelo que já se sabe, em uma Urna Eletrônica no dia 03/10/08, sem a devida convocação de fiscais dos Partidos, das Coligações ou da OAB, conforme estabelece a Resolução do TSE,fato este que poderá se repetir em outros municípios onde possam,vir a ser permitidos a verificação das urnas;
Irregularidades no preenchimento das atas de votação, com identificação de Urna Eletrônica com numeração inexistente ou repetida para Urnas de Seções diferentes;
Todos estes e outros indícios serão discutidos no âmbito da Justiça para se apurar fraudes nas eleições, em especial no que tange a manipulações irregulares nas Urnas Eletrônicas e nos resultados das eleições.



Em suas reuniões os representantes de 32 municípios da Região deliberaram sobre a tomada das seguintes providências:

Que cada Município participante do Movimento Peticione à Justiça Eleitoral requerendo os documentos e arquivos de registro seguintes:
Atas Circunstanciadas das Sessões Públicas de carregamento e inseminação de dados nas Urnas Eletrônicas utilizadas, inclusive das Urnas de contingência;
Tabela de correspondência entre as Urnas Eletrônicas e suas cargas respectivas;
Atas de Votação e Atas de Apuração;
Arquivos com registros dos eventos de Log de todas as Urnas Eletrônicas, inclusive das utilizadas em contingências;
Última versão do software "LOGVIEW" para conversão dos arquivos de log de arquivo binário para arquivo texto;
Arquivos de Registro Digital de Voto – RDV, das Urnas Eletrônicas;
Assinaturas Digitais dos Softwares de funcionamento das Urnas Eletrônicas e que garantem sua autenticidade;
Espelhos e Boletins de Urna com resultado de votação dos candidatos (Proporcionais e Majoritários), por Urna e por Candidato.
Que os arquivos e registros acima, referentes a cada Município, sejam periciados por técnico especialista a ser contratado pelo Movimento para posterior ajuizamento de medida cabível.






Pedimos a colaboração da Imprensa para a divulgação das ações deste Movimento pela Transparência e Segurança do Voto Eletrônico (MTSV), como forma de obtermos resultados na apuração dos fatos.

Desta transparência virá a legitimidade do pleito, a legitimidade dos eleitos, o fundamento das relações políticas numa sociedade que se quer democrática e de direito.

Acaiaca, Andradas, Andrelândia, Arantina, Boa Esperança, Bom Repouso, Borda da Mata, Camanducaia, Cambuquira, Campanha, Cássia, Conceição da Aparecida, Formiga, Gonçalves, Guapé, Guaxupé, Heliodora, Inconfidentes, Itajubá, Lambari, Machado, Monte Sião, Ouro Fino, Paraisópolis, Passos, Piranguinho, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, Sapucaí Mirim e Varginha