sábado, 19 de janeiro de 2008

O salmo de Coltrane

Desde a primeira vez em que ouvi o "A Love Supreme", do John Coltrane, fiquei fascinado com aquela musicalidade. O disco foi composto por ele numa fase em que estava tentando livrar-se das drogas - por isso os títulos das faixas: "Reconhecimento", "Resolução", "Busca constante" e "Salmo".

Eu sabia que o título da última faixa vinha do fato de Coltrane ter procurado a fé para se livrar da química. Mas, não-religioso como sou, não entendia o que tinha a ver a música com a fé. A faixa, porém, me fascinava pelo inesperado - especialmente pelo ritmo angustiante, em que a música passa vários minutos como que desacelerando para acabar.

Ontem, ouvindo um podcast sobre a obra de Coltrane, caiu a ficha. O locutor colocou a música e começou a ler em cima do som o poema religioso escrito por Coltrane, reproduzido no encarte do disco. Até então, eu achava que Coltrane tinha escrito aquilo apenas como manifestação de fé. Tinha ignorado. Mas o locutor mostrou que, naquela faixa, Coltrane CANTA o poema com seu sax. Fiquei boquiaberto.

Posso não compartilhar do sentimento religioso do Coltrane. Mas musicalmente isso é genial. Abra aqui o poema e clique no vídeo abaixo pra ouvir a música. Perceba como ele canta com o sax.

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo,

Tenho certeza que você, após esse momento de iluminação, já está cogitando a possibilidade de rever suas convicções religiosas e espirituais.

Nesse caso, talvez você devesse levar em consideração filiar-se à Saint John Coltrane Church ;-) http://coltranechurch.org/

Onde as missas são apresentações de jazz :-)

[]s,

Marcelo disse...

Então essa é uma das duas igrejas no mundo que eu freqüentaria de qualquer jeito, sem conversão nem nada. A outra fica em Liverpool, e foi transformada num bar.