sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Uma história passando batido

Todos os sites de jornais estão dando a notícia das 815 mil novas filiações a partidos políticos no último ano. Quando fazem alguma análise, anotam o quanto os partidos cresceram: PT e PSDB foram os que mais ganharam novos sócios, DEM foi o que mais perdeu, PMDB continua sendo a mais volumosa legenda do Brasil.

Ninguém ainda deu uma olhada mais de perto nos números. O TSE não colocou na internet os dados de crescimento ano a ano da quantidade de filiados, então não é possível ir muito longe nela. Mas, apenas comparando os dados de 2006 e 2007, vemos que a quantidade de eleitores em geral aumentou 1,2% e a de filiados aumentou 7%. Em meados de 2007, os eleitores filiados a partidos políticos eram 9,2%, hoje são 9,7%.

O que isso pode significar? Abaixo, algumas questões em aberto:

1) Caso o aumento proporcional dos eleitores filiados seja significativamente maior do que em outros anos, isso pode refletir o aumento da polarização política no Brasil, observada a partir da campanha eleitoral de 2006. Isso explicaria o crescimento de PT e PSDB, governo e oposição, apesar dos escândalos enfrentados pelos dois partidos. Pelos dados liberados pelo TSE e noticiados pela imprensa, porém, não é possível observar bem isso.

2) Um esforço grande dos partidos em amealhar filiados para votarem nas prévias eleitorais de 2004. Isso tem de todo jeito, do convencimento até a fraude. Isso sempre rende boas pautas. Cabe dar uma olhada nisso.

3) O aumento dos filiados foi uniforme ao longo do país ou foi maior em algumas regiões? Se foi, por quê? Em que regiões os partidos cresceram mais?

4) Esses eleitores que resolveram se unir aos partidos políticos estão contentes com a atuação deles? Qual é o perfil desses eleitores?

Estou tentando obter os dados com a Justiça Eleitoral. Obtendo, coloco no blog.

Nenhum comentário: