sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A ópera dos malandrinhos


A Folha Online publicou, escondidos em um texto sobre a estréia de uma ópera, os resultados de uma licitação de ampliação do metrô de São Paulo, diz o blog de Josias de Souza. O texto, do editor Ricardo Feltrin, foi publicado oito horas antes da revelação dos resultados, diz a Folha Online.

As empresas vencedoras são as mesmas que participam hoje da construção da linha - e que serão formalmente acusadas de homicídio pela promotoria pública devido a um acidente em janeiro de 2007 em sua obra, onde que morreram sete pessoas. As empresas não quiseram se pronunciar sobre o resultado publicado.

A estratégia repete em parte a forma como o repórter Janio de Freitas, também da Folha, antecipou em 1987 os resultados da licitação da ferrovia Norte-Sul. Ele publicou cinco dias antes dos resultados um anúncio classificado cifrado com os dados dos 18 vencedores. Em 2007, em sua coluna, Janio recordou os 20 anos do caso.

As principais construtoras envolvidas no consórcio que constrói a nova linha do metrô de São Paulo estavam entre as que venceram a licitação da Norte-Sul em 1986: Andrade Gutierrez, Camargo Correa, Queiroz Galvão e Norberto Odebrecht. Apenas a OAS, que faz parte do consórcio Linha Amarela, retirou-se da licitação da Norte-Sul.

Nenhum comentário: