sábado, 30 de agosto de 2008

"El, el, el, militância de aluguel!"

Durante anos, foi esse o grito com que militantes do PT cumprimentavam os que agitavam bandeiras dos outros partidos. O grito foi se tornando cada vez mais raro nos últimos anos e, nesta época de descrédito da política, a militância inteira é terceirizada. Tanto que, vejam só, a campanha do PT é a que oferece a paga mais cobiçada.

Vejam esta excelente matéria do UOL, onde o repórter se fez contratar como militante. Alguns trechos:

    Segundo a legislação eleitoral, os cabos eleitorais não têm vínculo empregatício com os candidatos nem os partidos. Não há necessidade de contrato escrito e os acordos podem ser feitos verbalmente. Os comitês de Alckmin e Marta, no entanto, propõem contratos temporários, similares aos documentos firmados por lojas e fábricas em épocas de alta como Natal ou Páscoa. Kassab contrata os cabos eleitorais pela cooperativa CooperQuality, às quais os "militantes" são obrigados a se filiarem, mediante pagamento de taxa de R$ 10.

    (...) Ser pago para militar não é fácil para quem não tem indicação dentro dos partidos. Antes de conseguir a vaga no comitê central de Alckmin, bati à porta de outros dois escritórios da campanha tucana, dois da petista, telefonei para comitês regionais, preenchi fichas e passei um dia na sede da campanha de Kassab.

    (...) No comitê do DEM, peruas traziam os recrutados pelos escritórios regionais. Havia conhecidos de afiliados ao partido, jovens indicados por igreja evangélica de Santo Amaro e pessoas que tinham trabalhado na campanha de José Serra (PSDB), de quem Kassab herdou a prefeitura.

    Nas filas de espera para o cadastro, propagandas com fotos de favelas reurbanizadas, escolas recém-construídas e hospitais modernos na periferia estimulavam a conversa: "em época de eleição tudo funciona", dizia um. "É tudo assim, mesmo, pilantra", respondeu o outro.

    Entre os recrutados para a retaguarda de Alckmin, uma jovem comentava o vaivém do mercado: "A Marta tá pagando R$ 1.200. Umas meninas daqui foram chamadas para trabalhar lá".

Um comentário:

João Bosco disse...

Sinal dos tempos e há quem pense que Lula é de esquerda, socicialista ou comunista.
Lula é um grande defensor da política de mercado. Veja o lucro dos Bancos.
A militancia agora tá pegando o seu jabazinho e isto já vem de outras eleições.