segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Pra enganar velhinhos

Você já deve ter recebido, ou conhece alguém que recebeu, as cartas malucas da revista Seleções - que enchem você de papéis impressos com cara de oficiais, sugerindo que você vai ganhar uma bolada ou um baita prêmio se apenas assinar a revista. Meu saudoso tio Otacílio recebia várias dessas, e até assinou a revista uma vez por conta disso.

Pois hoje uma revista inglesa sobre imprensa conta que essas cartas levaram a revista a ser advertida no Reino Unido. Vejam só meu post no Jornalismo nas Américas:

    A revista "Reader's Digest", conhecida no Brasil como "Seleções", foi advertida pelo órgão que fiscaliza a publicidade no Reino Unido devido aos envelopes de mala direta que envia a potenciais assinantes, segundo a Press Gazette. Para a Advertising Standards Authority, a linguagem usada nas correspondências, sugerindo privilégios a quem as recebia, poderia enganar idosos.

    No Brasil, a "Seleções" sofre acusações semelhantes e já foi advertida pelo órgão de auto-regulação da publicidade, mas segue com as práticas.

    Em 2002, o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) afirmava em sua revista Consumidor S/A que as cartas promocionais da revista abusavam da boa-fé dos consumidores ao sugerir vantagens não-garantidas. Em 2003, o Conselho de Auto-Regulamentação da Publicidade, advertiu a revista e registrou em seu site reclamações de consumidores de várias partes do país sobre as promoções.

    Anos após a advertência do CONAR, alguns blogs seguem postando exemplos da publicidade enviada pela revista. O Primo, em 2007, fotografou correspondências promocionais com aspecto oficial, repletas de instruções e de envelopes para participar de promoções, ganhar prêmios - e assinar a revista por descuido, na opinião do blogueiro José Carlos Tinoco.

    No blog Diário da Revolução, Ricardo Jordão Magalhães também publica fotos das correspondências da revista e pergunta: "Será que esse tipo de papo ainda funciona? Funciona com você?"

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