terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Astrologia - fator de crédito

O Valor hoje tem uma matéria interessante (link para assinantes) sobre o novo sistema de compras online das Casas Bahia, criado com a ajuda de neurocientistas. Em certo ponto, os atendentes podem ligar para os candidatos a cliente e tentar confirmar as informações passadas. Firmeza da voz é um dos fatores a analisar. Até aí, tudo dentro do mais ou menos esperado. Aí vem isto:

    A checagem, diz Gonzaga, pode inclui ainda algumas pegadinhas, como perguntar ao consumidor qual é o seu signo. "Se ele parar muito tempo para pensar, isso já é mais um fator a ser considerado."

Hm. Eu simplesmente não apenas não entendo absolutamente nada de astrologia como sequer sei direito qual é meu signo. Se nem os horoscopeiros chegam a um consenso (sou de 20 de janeiro, então pra alguns é o último dia de Capricórnio e para outros é o primeiro de Aquário), não sou eu que vou me preocupar com isso.

Agora vai explicar isso pra um atendente de telemarketing. No mínimo ele vai duvidar de que eu tenho curso superior. Onde já se viu, alguém não saber seu signo?

Mas, ok, a maioria esmagadora da população não tem minhas idiossincrasias e leva a sério a noção de que a época do ano do seu nascimento equipara linhas gerais de sua personalidade à de um doze avos da população do mundo.

No planeta onde eu moro, porém, há bem mais do que 12 tipos de personalidade.

Nenhum comentário: