quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Eles são alfabetizados!

O blog continua suspenso, mas fiquei feliz em ver que os deputados resolveram divulgar o CNPJ das empresas que recebem as verbas indenizatórias depois que o Josias de Souza chiou. Hoje, ele tripudia honrosamente:

    É reconfortante constatar que os deputados lêem o noticiário. Melhor: eles reagem ao que lêem.

    Nesta quarta (18), a direção da Câmara decidiu levar à Internet também o CNPJ das empresas remuneradas com a chamada verba indenizatória.

    Na véspera, decidira-se que esse dado seria sonegado à platéia. Deve-se a meia-volta à gritaria que ecoou das manchetes.

    O recuo revela um traço alvissareiro: os deputados são alfabetizados. E outro nem tão auspicioso: faz-se em reação às notícias o que se deixou de fazer por convicção.


    Melhor assim, contudo. Veja-se, a propósito, o caso do Senado. Ali, não se divulga coisa nenhuma.

Mas não dá pra ficar muito feliz, não. Em oito anos, mais de meio bilhão de reais foi gasto com as verbas indenizatórias. Foi bom enquanto durou a brincadeira, mas os espertos de sempre já acharam que perdeu a graça - claro; qual é a graça de eles receberem verba indenizatória se eu e você pudermos saber onde eles gastam?

Uns posam de magnânimos e renunciam à verba. Outros, com ojeriza de prestar, propõem que a verba indenizatória seja incorporada ao salário. Não que já não seja usada com esse fim por vários dos nossos queridos, mas é que se for salário ninguém pede pra ver na internet como eles gastam. Fofos! Queridos! Amados! COISA MAIS CUTI-CUTI!

Essa proposta SEMPRE surge quando a idéia é abrir os dados pra qualquer cidadão ver.

O negócio deles é não prestar, simples assim. É exatamente por repetir isso desde o início deste blog que eu cansei. Meus dedos já escrevem as palavras sem precisar nem pensar. Qual é a graça disso?

Mas acho que, se isso está mudando aos poucos e sob protestos (deles), é sinal de que a pressão vinda de todo lado está funcionando. Se eles não andam por convicção, a pressão do noticiário funciona. Este blog tem muito poucos leitores pra ter qualquer importância nesse processo, mas quanto mais pressão melhor. Não é nada, não é nada, é mais um esperneando.

Então, acho que só vou tirar umas férias do blog. Vou acabar reativando mais dia, menos dia. Agradeçam ao Josias, que me reanimou.

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí marcelo. Não pára não. Ao menos eu, sou um leitor assíduo do teu blog (está entre os 5 que mais acesso - outro entre os cinco é o Purpendicular, heheh).
Conto contigo pra continuar tendo uma informação isenta sobre estes questões tão importantes. Equívocosfazem parte de qualquer profissão (ou atividade). Se retratar, corrigir, é a coisa certa a fazer. "Abandonar o barco" jamais

Marcelo disse...

Valeu, grande! Eu precisava de umas férias pra minha cabeça, na verdade, porque eu estava perdendo qualidade no blog. O que estou fazendo mais agora é descansar no feriadão.