Uma das saídas já implementadas em alguns lugares para tentar reduzir os congestionamentos de trânsito é o pedágio urbano. O Congressional Budget Office, dos Estados Unidos, publicou um bom estudo a respeito neste mês (baixe aqui). Eles elencam prós e contras desse tipo de medida.
Prós:
- * O tráfego no centro de Londres, na região tarifada, caiu 15%. O congestionamento caiu 30%. A rapidez das viagens aumentou entre 10% e 15%. Parte da receita com o pedágio foi usada para melhorar o serviço de transporte público na área, especialmente pra quem não pode ou não quer pagar o pedágio.
* Após o pedágio nas pontes e túneis entre New Jersey e Nova York, o tráfego no pico da manhã caiu 7% em relação ao ano anterior e no pico da tarde caiu 4%, embora o volume total não tenha mudado. Muitos usuários preferem pagar a mudar ou esperar.
* Na Califórnia, um estudo demonstrou que tarifas aumentando o custo de uma viagem em 10% poderiam reduzir o tráfego em 3,6%, em comparação com um cenário em que se construísse novas pistas sem tarifas. Com a tarifa, uma viagem de 10 milhas poderia ficar 8 minutos mais rápidas.
Contras:
- * Quem fica na estrada, paga o pedágio e anda mais rápido se dá bem. Quem vai por outro horário, rota ou modalidade não recebe o benefício. Geralmente quem tem grana fica no primeiro grupo e quem não tem fica no segundo. Esse é um dos principais fatores que levam à rejeição do pedágio urbano por alguns lugares, como em San Francisco, Minneapolis e Nova York.
* Metade dos motoristas que usam as vias pedagiadas fazem isso uma vez por semana ou menos, independentemente de seu nível de renda.
* O congestionamento das vias alternativas pode reduzir os benefícios do pedágio. Mas isso depende fundamentalmente da capacidade das vias alternativas. "A persistência do congestionamento apesar de pedágios apropriados cria um importante sinal para os decisores sobre onde fazer futuros investimentos", diz o estudo.
* O custo de manter um sistema de pedágios deve ser levado em conta, porque dependendo do caso ele pode reduzir os benefícios. Isso inclui desde o custo de coletar o pedágio quanto o custo de deixar o cliente esperando. Coleta eletrônica de pedágio é mais eficiente, mas também é mais cara. Em Londres, uma extensão do projeto estava estimada em US$ 258 milhões, ao longo de três anos.
* O pedágio pode não refletir completamente o custo do congestionamento, como no caso de Nova York e New Jersey. Isso, segundo o estudo, provavelmente reflete um preço inadequado.
O estudo é uma ótima leitura pra pensar no assunto, e inclui um capítulo inteiro discutindo os tipos de elemento que tornariam viável e eficiente a adoção da medida. Em São Paulo eu sei que isso anda sendo discutido, mas ainda não conheço os estudos.
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