segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Devastando culturas na internet

Passei um bom pedaço da tarde trocando idéias com o grande Cazé, no Gafanhoto. Estamos preparando entre outras várias idéias um curso de ciberativismo - o uso de ferramentas da internet para fiscalizar e incomodar o poder. Assim que estiverem abertas as inscrições, informo por aqui.

O Gafanhoto é uma espécie de laboratório de idéias digitais, dinâmicas e subversivas. Ele tem um espaço físico, na Rebouças, mas não se encerra nele. Nesse espaço são dados cursos - como o que eu vou ministrar - e são feitas sessões YouTube em que gente interessante apresenta seus vídeos favoritos e bate papo com os participantes sobre a vida, o universo e tudo mais.

(Os vídeos das sessões são colocados online para todo mundo ver. O papo, para azar de quem não consegue ir, fica por lá.)

Outro negócio legal é que o Gafanhoto coloca à disposição dos usuários um espaço para áudio. Se você tiver gravado uma música ou um podcast, por exemplo, pode hospedar lá. Se fizer um post legal no seu blog, pode postar por lá também.

A participação - exceto nos cursos pagos - é livre e gratuita. Precisa apenas se inscrever no site e mandar ver. A idéia é explorar ao máximo as possibilidades de produção de conteúdo colaborativo na internet.

O vídeo aí embaixo mostra como usar as várias possibilidades do Gafanhoto:



Tutorial - video powered by Metacafe

3 comentários:

Tom disse...

Que barato, Marcelo!!!

O Abdo, doutorando do IFUSP e amigo meu, já tinha me falado do Gafanhoto. Me pareceu bem interessante. Também vi o local da Rebouças quando passo de ônibus por lá.

Trabalho numa ONG aqui ao lado da Universidade de São Paulo, o projeto Alavanca, e já expliquei para alguns moradores da favela São Remo um pouco como usar o site do Transparência Brasil para, por exemplo, checar as informações sobre os políticos que vão lá na comunidade deles fazer campanha.

Já enviei um email para você sobre ou um comentário no blog Deu no Jornal para uma inicativa desse tipo, lembra? Talvez levar os jovens que participam do Alavanca nessas sessões seria uma experiência muito interessante. Quando eu souber dos dias e horários, apareço lá!

Abraço!

Marcelo disse...

Quer participar do curso? Entra em contato comigo por email: msoaresds@uol.com.br

Tom disse...

Já enviei um email!

E obrigado pela resposta no outro post!

Valeu!