sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Castellinho, quem diria, foi parar na internet

Carlos Castello Branco (1920-1993) foi o mais importante e aprofundado colunista político do país durante os 31 anos de sua coluna no Jornal do Brasil. Desde sua morte, saíram muito poucas coletâneas de seus trabalhos, então quem não o leu ao vivo conhecia seu trabalho quase só de orelhada.

Pois informa o Jorginho JAB que está na internet uma bonita homenagem a ele e um rico serviço à memória nacional. A filha de Castello Branco, Luciana, está colocando na internet as 7.446 colunas escritas por ele ao longo de sua carreira. A coluna cobre do governo João Goulart ao impeachment de Fernando Collor. É um documento da história do Brasil.

O site é este: http://www.carloscastellobranco.com.br/

3 comentários:

regina bittencourt disse...

Fui pega de surpresa quando entrei no Site E voce com isso? Surpresa me vi em frente de um site sério e parabelizo pela materia do |Castelinho e a referencia do site dele; Quero lembrar a voces que dia primeiro de junho foi lembrado 15 anos sem castelinho e o seu site, produzido pela sua filha Luciana Castelo Branco. Muito bom voces lembrarem de um jornalista de importancia do seculo XX

Marcelo disse...

Tenho uma grande admiração por ele. Minha grande frustração, até o lançamento do site, era a de não ter tido acesso às colunas dele quando eram publicadas, tanto pela idade que eu tinha quando ele morreu quanto pelo fato de elas não saírem em Porto Alegre. Até o site ser lançado, eu me virava com uma boa coletânea, mas sabia que era apenas um aperitivo. O site é uma grande contribuição à história da imprensa brasileira. Torna as colunas do Castello vivas para que todos possam lê-las.

Melhor de Londres disse...

Obrigada, Regina e Marcelo. Estou super feliz por ter tido a oportunidade de realizar este trabalho que é tão importante para preservar a história política deste país.

Luciana Castello branco