quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Ferro fala sobre a "emenda da reeleição infinita"

A equipe do Ricardo Noblat entrevistou em seu blog o deputado Fernando Ferro, que entrou para o noticiário hoje como desencavador da emenda da reeleição infinita.

O que Ferro disse ao Blog do Noblat sobre o procedimento de desenterro da emenda fecha com o que eu levantei na pesquisa do post abaixo:

    - O que diz exatamente sua proposta de emenda a respeito da reeleição infinita?

    - Não defendo reeleição infinita. Defendo o fim da reeleição e o mandato único de seis anos -, responde Fernando Ferro, fundador do PT em Pernambuco e vice-líder do partido na Câmara.

    - A emenda nada fala sobre reeleição infinita?

    - Não. A confusão é porque minha proposta estava apensada com duas outras emendas, de autoria dos ex-deputados Inaldo Leitão (PL-PB) e Roberto Valadão (PMDB-ES). A do ex-deputado Inaldo Leitão é que sugere a reeleição infinita.

    - Por que pediu ao presidente da Câmara o desarquivamento de sua emenda?

    - Pedi o desarquivamento de todas as minhas propostas da última legislatura. Essa veio junto a outras 47.

Sobre a confusão toda a respeito, ele tem suas especulações:

    - O PT apóia sua emenda?

    - O partido ainda não discutiu isso. Ficam dizendo por aí que os amigos do presidente Lula estão articulando para que ele permaneça no poder, mas o presidente não precisa de um “amigo” que levante esse tipo de discussão no momento em que governo debate com a oposição a prorrogação da CPMF.

    - Se não são os amigos de Lula que levantaram o assunto do 3º mandato, quem foi?

    - Tudo não passa de um jogo oposicionista para levantar debate em torno do assunto e indispor o governo frente à população, o que pode gerar resultado contrário e o presidente Lula ficar ainda mais popular. A oposição pode estar acordando um dragão.

Pelo que acabei de relembrar, numa pesquisa no blog do Deu no Jornal, Ferro também foi o autor de uma crítica sem base ao estudo que coordenei na Transparência Brasil sobre o custo do Congresso. O que me dá a impressão de que li a tramitação da emenda dele com o espírito mais desarmado que o dele quando leu meu estudo...

2 comentários:

Gabi Carvalho disse...

Quem critica trabalho de dar transparência a gastos públicos, merece ser alvo da campanha de doação de neurônios. Exemplo: Doe um neurônio para o deputado Fernando Ferro, não vai fazer falta para você, mas pode ajudar a melhorar a política do país. Brincadeira...Quero dizer que sou contra essas insinuações de terceiro mandato e reeleições infinitas. Acredito que isto decorre de um fato: o futuro do lulo-petismo e da classe sindical que está no poder, sem a candidatura Lula, é uma incógnita. A reeleição no Brasil já foi feita assim, de forma totalmente errada porque o futuro dos grupos que estavam no poder (PFL,PSDB e PMDB) também era uma incógnita. Foi um erro com o ex-presidente Fernando Henrique e será um erro agora.

Marcelo disse...

Mas até aí, também o é o futuro de qualquer corrente política. É da natureza do futuro isso de ser incerto. Vamos ver o que acontece. Se de fato for tramitar concretamente algo sobre a possibilidade de mais reeleições, analiso aqui. Mas acho uma perda de tempo o blablablá todo do noticiário. É balão de ensaio de um jogo cujo tabuleiro não está na mesa.