A Mega-Sena está acumulada há três concursos. As apostas estavam abertas até as 19h de hoje. São R$ 6 milhões em jogo. Daria pra fazer um churrasquinho pros amigos, não é?
Caminhando na rua, a maior fila que vi foi numa agência que propagandeava ter vendido recentemente um bilhete premiado. Isso só é uma forma eficiente de marketing porque quem engrossa a fila não pensa em termos de probabilidades.
Eu não sei quantas agências lotéricas existem no Brasil (a Caixa Federal informa apenas o que é preciso para ter uma) e também não sou o Oswald de Souza pra calcular a probabilidade exata de o prêmio cair duas vezes em pouco tempo na mesma agência (a Caixa Federal informa apenas a probabilidade de ganhar jogando um número determinado de números). Mas, se o sorteio é realmente aleatório e há alguns milhares de agências lotéricas no Brasil, é razoável supor que a probabilidade mais forte é a de o prêmio NÃO CAIR lá naquela.
Se eu joguei? Claro que não. Leia o capítulo 5 de "Como a picaretagem conquistou o mundo" e veja boas observações a respeito, quando ele fala da primeira loteria britânica:
- Os apostadores que entraram desesperadamente em fila para comprar seus bilhetes de loteria, no fim de semana do primeiro sorteio, eram almas gêmeas dos muitos atores de Hollywood que cancelaram suas viagens ao Festival de Cinema de Cannes, durante a primeira Guerra do Golfo, por medo de serem bombardeados em pleno ar, ou derrubados por um míssil Scud iraquiano assim que pusessem os pés na Europa. Esses mesmos astros nunca pensam duas vezes antes de entrar em suas limusines para comparecer às cerimônias de entrega do Oscar. E, no entanto, (...) dos 28 milhões de norte-americanos que viajavam para o exterior todo ano, apenas cerca de 17 eram assassinados por terroristas - o que dava uma chance em cada 1,6 milhão. COmpare-se isso com a probabilidade de alguém morrer andando de bicicleta (1 em 75.000), de se afogar (1 em 20.000) ou de morrer num acidente de automóvel (1 em 5.300). Não era preciso ser um puritano convencido para achar muito deprimente que 40 milhões de adultos britânicos fossem suficientemente analfabetos em matéria de números para sucumbir a uma probabilidade de 13 milhões para uma. Talvez fosse verdade, como insistiu The Times, que "vocês, é claro, são adultos e não estão sendo matematicamente desafiados, e sabem que não vão ganhar". Mas a maioria dos apostadores continuou a acalentar, ainda que em sigilo e envergonhados, a esperança empolgante que fora estimulada pelos comerciais de televisão, os quais mostravam um imenso dedo do destino descendo das estrelas e apontando ao acaso para um cidadão anônimo: "Pode ser você..."
No caso da Mega-Sena, pra quem joga a aposta simples de seis números, a probabilidade é de uma chance em 50.063.860 - Cinqüenta milhões, sessenta e três mil, oitocentos e sessenta. Na Inglaterra, era mais fácil morrer de bicicleta 667 vezes e meia e ir pro beleléu de carro 9.446 vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário