sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Sampedestres, parte 1

No curso de ciberativismo que estou dando no Gafanhoto, começamos a bolar algumas formas de mapear os problemas da cidade usando os recursos disponíveis na internet. Ontem, demos o primeiro passo no projeto SamPedestres. É um projeto colaborativo, em que qualquer cidadão que circule pela cidade com uma câmera na mão pode colaborar.

Você gosta de deixar o carro em casa para andar a pé por São Paulo? Ou nem faz questão daquilo que o arquiteto Paulo Mendes da Rocha chama de “quatro toneladas de lata para 70kg de gente”? Então você certamente conhece vários obstáculos que a cidade impõe ao pedestre: semáforos apressados, calçadas iraquianas, motoristas nem-aí, pontos de ônibus impossíveis.

Este mapa vai mostrar os pontos mais inóspitos para quem tenta se locomover em São Paulo. Se você tiver algum vídeo mostrando algum dos problemas da mobilidade paulistana, ponha no YouTube e entre em contato conosco. Vamos fazer desse mapa um grande banco de dados dos problemas da cidade com o trânsito.

Abaixo, você vê o primeiro ponto cravado nele. Clique na gota azul para ver o vídeo. É a esquina das ruas Maria Antônia e Consolação, às 18h. Há apenas 10 segundos para os pedestres atravessarem. Como há um ponto de ônibus logo em frente, muitos têm pressa e acabam atravessando com o sinal aberto mesmo. Como os carros também têm pressa, vários continuam passando depois de o sinal fechar. Carmageddon?


View Larger Map

2 comentários:

Anônimo disse...

Queira Deus que todos os intelectuais brasileiros usem, realmente, seus conhecimentos para fortalecer o exercício da cidadania. Mais uma vez, valeu, Marcelo!

Marcelo disse...

Eu é que agradeço, Luiz Edmundo! Como o Google Maps tem mapas do mundo inteiro, usuários de qualquer cidade podem fazer coisas semelhantes. Vamos ver se pega.