terça-feira, 18 de março de 2008

Semana da luz do sol



Nos Estados Unidos, esta é a Sunshine Week - uma semana anual em que entidades que promovem o direito de acesso a informações públicas promovem ações para popularizar o conceito e a prática entre os cidadãos. O nome vem daquela frase famosa de Louis Brandeis: "A luz do sol é o melhor desinfetante" (caso tenha curiosidade de ler o texto inteiro, venha aqui).

A semana está especialmente interessante porque os Estados Unidos estão em período de prévias para escolher os candidatos à sucessão do presidente que mais fez mal ao direito de acesso a informações públicas. Segundo uma pesquisa do SunshineWeek.org, quase todos os eleitores querem saber o que os candidatos pensam sobre a questão e cada vez mais gente vê o governo federal como cioso do sigilo.

Até poucos dias atrás, nenhum dos principais candidatos havia respondido a uma pesquisa do SunshineWeek.org sobre o que eles pensam sobre o direito de acesso.

Com dificuldades na pré-campanha, Hillary Clinton foi a única com chances que respondeu. Ela também está numa batalha para evitar que sejam abertos ao acesso público os arquivos sobre suas atividades de quando era primeira-dama. Em respostas em boa parte retóricas ("eu me comprometo a restaurar a transparência de governo"), ela promete escolher um ministro da Justiça comprometido com a questão. Também diz que pretende rever as restrições do governo Bush ao acesso a documentos. Será que isso se aplica aos dela?

Vale a pena ficar de olho. Quem sabe nos próximos dias o Obama se manifesta?

Eu, pessoalmente, gostaria de ver a questão do acesso a documentos públicos se tornar um dos assuntos importantes da campanha municipal em São Paulo. Existe um decreto do governo Marta Suplicy que determinava o acesso a informações públicas, mas não sei como isso funciona atualmente.

2 comentários:

gutograca disse...

Muito bom a observação e o blog como um todo. Abs, GG

Marcelo disse...

Valeu, Guto!