quinta-feira, 31 de julho de 2008

Dissecando a Lei Seca

O economista Claudio Shikida, do De Gustibus, costuma ter uma abordagem bastante interessante sobre diversas questões. Ele aplica os instrumentos de raciocínio da boa pesquisa econômica para estimular a reflexão - mais ou menos à mesma maneira que os autores de Freakonomics, embora sem dispor de uma coluna no New York Times. Acompanho bastante o trabalho dele, pela internet.

Com alguns de seus colegas, Shikida escreveu um e-book analisando a Lei Seca. Ele deverá estar disponível hoje em seu site: http://shikida.net

No resumo dele:

    Aborda-se perguntas como: quais os custos? Quais os benefícios? Quais as dificuldades em se mensurar seus impactos? Quais as consequências não-intencionais desta nova lei? Qual o papel do Estado? Enfim, e resumidamente, perguntamo-nos "a quem realmente servem os bafômetros"?

    Dada a - bastante óbvia - relevância do tema, não apenas no aspecto de saúde pública, mas também na delicada questão acerca das liberdades individuais - na qual o "chopp" ou o "vinho" é um mero, embora saboroso, detalhe - penso que a discussão é mais do que importante. Adianto que, de maneira verdadeiramente plural, não há conclusões definitivas, mas o leitor encontrará muita informação relevante para sua reflexão, bem como uma ou outra proposta.

Nenhum comentário: