terça-feira, 2 de setembro de 2008

Pimenta Neves tem redução de pena - e segue solto

Post que escrevi hoje para o blog Jornalismo nas Américas:

    Antônio Marcos Pimenta Neves, diretor do jornal O Estado de S.Paulo até assassinar sua namorada e subordinada Sandra Gomide há oito anos, obteve na Justiça a redução de sua pena, segundo o G1. O jornalista, que confessou o crime e responde ao processo em liberdade, foi condenado em 2006 a 18 anos de prisão, mas o Superior Tribunal de Justiça reduziu a pena para 15 anos de reclusão.

    Ele continua em liberdade até que outro recurso seja julgado para decidir se ele deve ficar em liberdade até o julgamento de todos os atos do processo, diz o G1. Ricardo Noblat, em seu blog, descreve os vários resultados possíveis. No máximo, diz ele, se o processo for julgado antes de 2016, o jornalista poderá cumprir na prisão um terço da pena, outro terço em regime semi-aberto e outro terço em liberdade.

    O crime ocorreu em 20 de agosto de 2000, num haras do interior de São Paulo. Semanas antes, Sandra - a quem o diretor havia tornado editora de economia do jornal - havia rompido o namoro dizendo amar outro homem. Pimenta Neves a convidou para conversar e matou-a com dois tiros pelas costas, lembra o Portal Imprensa. Ele tinha 63 anos; ela, 32.

    Pimenta Neves ficou preso durante sete meses após o crime. Em março de 2001, o Supremo Tribunal Federal decidiu que ele não representava perigo para a sociedade e poderia aguardar seu julgamento em liberdade - e assim continuou até agora, como lembrou O Globo quando o crime completou oito anos.

    Julgado e condenado em 2006, Pimenta Neves novamente ganhou a possibilidade de recorrer em liberdade, o que fez com que a família da vítima pintasse o nariz de vermelho em sinal de protesto. Em outro protesto, relatado à época pelo Diário de S.Paulo, o muro da casa do jornalista amanheceu pichado com a frase "Cadeia é só para pobre".

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, Marcelo, justiça é só para pobre. O quiseram dizer com "não representa perigo à sociedade"? Sabe quem também não representa? AQuele bando que matou um ídio pataxó carbonizado. Entre muitas outras pessoas, como o ator que matou Daniela Perez. O que eles têm que os fazem não ser um perigo mesmo não cometendo esses crimes? Areependimento? Se for por isso, há um monte na cadeia. Piada de mau gosto, sem dúvida.

Anônimo disse...

Esse maldito, pimenta não matou apenas Sadra , minha sobrinha, ele matou toda a familia , a cada vez que ele é protegido pela justiça, os pais dela passam por sérios problemas de saude, como hoje, meu irmão passou por duas cirurgias ao mesmo tempo , correndo sério risco de vida.Esse maldito adoeceu todo o BRASIL,.agora vemos, namorados , maridos , pais matarem , e o trabalho fica apenas para os militares e peritos desvendarem o crime, porque no tribunal , se tem dolares, sai livre , deixando a familia humilhada e envergonhada.Sem nehuma assistencia por parte do governo, e os assassinos rindo da cara de todos.Ele ainda vai advogar , defendendo assassinos da marca dele. e os tribunais tratatá-lo como gente. Será que vamos ter que estudar a mais antiga das leis,?Olho por olho, dente por dente?Mil vezes maildito;maff