terça-feira, 2 de setembro de 2008

Defesa com as armas do ataque

Um amigo meu, que leu o post sobre a Seleções, me manda um spam ainda mais complicado que recebeu - de uma associação de defesa dos direitos do consumidor, a Pro-Teste. Ela usa um método de abordagem semelhante ao da Seleções, com mensagens bombásticas oferecendo brindes a quem assinar a revista da entidade (que não é nada má, diga-se).

Para fins de adaptação, chamemos meu amigo de Pedro. Este foi o e-mail que ele recebeu, sob o título "Defenda-se, Pedro":

    Pedro,

    Você pagaria R$ 1.699,00 por um aparelho de TV de qualidade inferior a outro que custa R$ 1.099,00?

    Você pagaria R$ 4.999,00 por uma câmera digital de qualidade inferior a outra que custa R$ 2.138,00?

    Se sua resposta é “NÃO”, nós temos um presente para você! Clique na imagem ao lado para descobrir agora mesmo qual é o seu presente. Mas, corra: esta oferta está disponível por pouco tempo e o estoque de presentes é limitado.


    Atenciosamente,
    Sandro Leão

Logo abaixo da assinatura, há o logo da Pro-Teste. Quando meu amigo clicou na caixinha (algo temerário, eu sei, em se tratando de e-mails não solicitados), vinha uma proposta para ele assinar a revista da Pro-Teste com 80% de desconto. Caso assinasse, ele ganharia o tal presente. Mais ou menos a mesma coisa da Seleções.

Comentário dele:

    Eles dizem que defendem o consumidor. Só que ficam prometendo presente que você só vai ganhar se assinar a revista deles "com 80% de desconto". Impressionante. Não pela estratégia, que deve dar certo (a Seleções é a maior revista do mundo em tiragem), mas vindo de quem vem: uma associação que se propõe a defender o consumidor.

A promoção dos brindes pela assinatura também consta do site da associação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Também recebi esse e-mail... bem cara de spam mesmo