quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Lista ébria: mais forte que a Lei Seca

O estado americano de Ohio resolveu tomar uma medida interessante para coibir a reincidência de motoristas bêbados. A partir de 31 de dezembro, a lista dos reincidentes estará disponível na internet, num banco de dados pesquisável pelo nome do pinguço. Ali, qualquer um em qualquer lugar do mundo pode obter nome, data de nascimento e endereço de todo motorista que tenha sido pego no bafômetro mais de cinco vezes nos últimos 20 anos. Se ele tiver outras infrações graves, como atropelamento com morte ou dirigir sob o efeito de drogas, não precisa nem ter dirigido bêbado cinco vezes.

Até os motoristas pinguços concordam com a idéia. Veja Scott Woodworth, 49, que cumpre pena de cinco anos de prisão após ser condenado neste ano pela 13ª vez por não passar no teste do bafômetro. Para ele, esse grau de exposição é uma ótima idéia. "As pessoas têm o direito de saber quem entre eles é um bêbado", ele disse.

Em alguns estados americanos, os bancos de dados sobre motoristas bêbados são acessíveis por meio de pedidos de informações públicas há mais de 20 anos. Em 1985, depois de uma série de acidentes com ônibus escolares, o jornalista Elliot Jaspin pegou o banco de dados de infrações de trânsito e cruzou com a lista dos "tios da Kombi" de Rhode Island. Mais de 25% dos motoristas de ônibus escolares tinham pelo menos uma infração grave de trânsito. Vários tinham outros crimes na ficha, de tráfico de drogas a extorsão.

A Lei Seca tem aparentemente tido bons efeitos, mas muita gente boa reclama da proibição absoluta, com bons argumentos. Há debates no Congresso sobre um abrandamento da lei, mas muita gente também boa teme que isso vá afrouxar os resultados dela. Pessoalmente, acho que colocar os dados dos motoras pinguços na internet, pra todo mundo ver, seria um complemento interessantíssimo.

A "lista ébria" faria mais sucesso do que o Orkut, hein?

(A menos, claro, que os bebuns recorram ao Supremo contra esse abuso injusto de seus direitos fundamentais. Se tiverem cargos políticos, fica mais fácil obter um hábeas pra sustar a lista.)

Nenhum comentário: