quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A cegueira do politicamente correto



Eu ainda não assisti ao "Blindness", filme do Fernando Meirelles feito a partir do "Ensaio sobre a Cegueira", do Saramago. Hoje, porém, li uma notícia relacionada ao filme que me deixou meio cabreiro com a profundidade a que chega a paranóia do politicamente correto.

Uma associação de cegos nos EUA pretende organizar um protesto contra o filme, que segundo eles reforça estereótipos negativos sobre quem não enxerga. "O filme retrata cegos como monstros, e vejo isso como uma mentira", disse Marc Maurer, presidente da Federação Nacional de Cegos, sediada em Baltimore, nos Estados Unidos. "A cegueira não transforma pessoas decentes em monstros."

Meirelles rebateu: “Os personagens do filme não são cegos, são pessoas que ficaram cegas de um momento para outro, sem nenhum tempo para adaptação. O filme é sobre a natureza humana e não sobre a cegueira, inclusive o único personagem que era cego de nascença [interpretado por Danny Glover] é quem está mais tranqüilo na situação, justamente por sua capacidade de adaptação.” (...) “Evidentemente, sei que os cegos podem ter uma vida normal completamente integrados à sociedade. São inúmeros os exemplos de geniais artistas, pensadores , juristas ou cientistas cegos”.

E o pior é que nem dá pra recomendar que eles vejam o filme antes de criticar.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh! Pára o mundo que eu quero descer.
Silvestrini

Maurício Tuffani disse...

Mas os caras nem assistiram ao filme!

Helô disse...

tô rindo até agora com tua última frase. brilhante!

esse é um dos problemas irritantes da cultura norte americana. profundamente irritante. me irrita só de pensar.

Barone disse...

É realmente de matar.

Vanessa disse...

Quando li a notícia na Folha de São Paulo, eu simplesmente parei, olhei pro nada e disse para meu esposo:
-Mas como assim? Eles nem assitiram o filme...
Depois fiquei pensando: Que ninguém tenha ouvido isso.
E tudo isso justamente por conta do "politicamente correto". Agora me diga, como é que eles sabem? O que captaram do filme? Pois também é através das imagem que os pormenores são expressos.

Tb não assisti o filme - ainda - mas dúvido demais que tenha sido criado qualquer tipo de esteriótipo.

Paulo Henrique disse...

hahahahahaha!!! Estes caras caras são hilários! O que seria de nós sem esses momentos de puro humor.