quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O tempo é o senhor da inconsistência

Pois Levy Fidélix, o homem do aerotrem, anunciou que vai apoiar a Marta no segundo turno de São Paulo.

Há oito anos e pouco, antes do primeiro turno, eu cobria as decisões do TRE para a Folha. Uma das pautas mais importantes nisso era o vaivém da candidatura do ex-presidente Fernando Collor de Mello à Prefeitura de São Paulo. Collor concorria pelo partido de Fidélix, o PRTB. O homem do aerotrem era o candidato a vice. Foi ele quem me deu a entrevista para comentar a decisão.

A aspa mais interessante dele falava sobre o partido estar jogando um "jogo de tapetão". Mas nesta ele falava da candidata que acabaria sendo eleita logo depois:

    "As esquerdas que se preparem. Collor é o melhor candidato de centro-direita e o eleitorado paulistano é de direita. O segundo turno vai ser entre Collor e o Lula de saias", disse Fidélix, referindo-se à petista Marta Suplicy.

Ele se referia também a um estudo então recém-publicado do André Singer, "Esquerda e Direita no Eleitorado Brasileiro", muito em voga na época.

Como eu não gosto de aspas soltas, pro entrevistado falar o que quiser sem questionamento, coloquei o seguinte parágrafo para fins de contraste:

    Na pesquisa Datafolha divulgada hoje, Collor tem 1% das intenções de voto e 58% de rejeição.

Oito anos mudam muita coisa, percebe-se.

Nenhum comentário: