A Folha Online usa uma matéria da agência espanhola EFE para contar quem está na lista dos investidores que perderam dinheiro com o esquema do financista picareta Bernard Madoff. Ela, porém, não dá o link para a íntegra do documento.
Possivelmente, quem baixou a matéria também não se deu ao trabalho de procurar o documento. Ou, tendo procurado, sequer abriu pra ver se tinha alguma coisa interessante. E tem, porque eu baixei e procurei.
Mas não é disso que eu queria falar.
O Santander foi o banco que mais perdeu dinheiro com o Madoff, certo? E também foi o banco que elogiou o Madoff em um relatório antes do mico, certo? E também é o banco que ofereceu compensação aos seus clientes de mais alto perfil que perderam dinheiro com o golpe, certo?
Pois hoje o Banco Central publicou a lista dos bancos que cobram os mais altos juros mensais. O Santander é o terceiro mais careiro, depois do HSBC e do Banco Schahin. Ele cobra em média 9,90% por mês no cheque especial. Isso, em termos de juros compostos, dá impressionantes 75,2% ao ano.
Mas por que cresce tanto?
O juro dos bancos é alto por causa do spread bancário - a diferença entre a taxa oficial que o banco paga ao Banco Central (12,75% ao ano) e a taxa que o banco cobra dos clientes (os 75,2% ao ano, no caso do Santander). O spread é calculado pelo banco basicamente levando em conta o risco que ele avalia que terá para recuperar o dinheiro que te emprestou. Se o banco tem medo de que vá aumentar o desemprego, e com ele a inadimplência, ele aumenta o spread. Vale a pena ler esta notícia da Folha Online sobre o que a Febraban fala a respeito do spread.
Mas então, voltando ao Madoff. Até que ponto o prejuízo com a grana alta apostada na pirâmide do picareta não aumenta o spread que engorda os juros cobrados pelo Santander do cara comum que fica pendurado no cheque especial? E quem compensa esse sujeito?
Eu adoraria ler essa matéria.
2 comentários:
Tua conta tá errada: 9,9% a.m dá muito mais que 75,2% a.a.
Vc deve ter feito a conta para 6 meses.
O roubo é bem mais expressivo.....
Faça as contas: ao final de um ano, R$ 100 viram R$ 175,20.
Refiz a conta usando uma planilha que eu tenho aqui pra calcular financiamentos e a calculadora de financiamento do BC. Este é o endereço da calculadora do BC:
http://www.bcb.gov.br/?PRESTFIXA
Postar um comentário