quarta-feira, 4 de março de 2009

Pra quem chega ao blog hoje

Se você chegou ao blog depois de assistir meu comentário no Notícias MTV, seja bem-vindo. Este blog existe desde o final de 2007, sempre com comentários sobre política, economia, sociedade e um pouco de rock'n'roll e gibi também porque ninguém é de ferro.

Please allow me to introduce myself. Eu sou o Marcelo Soares - jornalista, tradutor e instrutor de jornalismo de precisão. Colaboro com o jornal Los Angeles Times, com o International Consortium for Investigative Journalism e eventualmente com o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. Anteriormente trabalhei na Transparência Brasil, onde ganhamos um Esso pela criação do projeto Excelências (mais sobre o projeto depois), fui gerente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, cobri política na Folha de S.Paulo e na faculdade tive várias funções auxiliares no Correio do Povo, de Porto Alegre. Desde 2002, traduzo algumas histórias em quadrinhos para a Panini Comics, principalmente Demolidor, Novos Vingadores e Hulk.

Além deste blog, tenho outros dois: o Dicas de um Fuçador, com dicas sobre apuração jornalística, e o Purpendicular, que trata da vida do meu time do coração, o Deep Purple, que joga em São Paulo na sexta e no sábado.

Feitas as apresentações, vamos aos links que prometi no comentário de hoje.

EXCELÊNCIAS

É uma espécie de Orkut dos políticos. Tem dados da atuação parlamentar de deputados federais e estaduais, senadores e vereadores das capitais. Tive a honra de coordenar a criação dele, em 2006, e sob a coordenação do meu amigo Fabiano Angélico ele cresceu mais do que eu poderia imaginar. Lá, você tem acesso a dados sobre processos a que os parlamentares respondem, quem bancou a campanha deles, como eles aparecem no noticiário de corrupção (que você pode pesquisar no projeto Deu no Jornal), qual é o patrimônio deles (se concorreram em 2006 e 2008), quem eles bancaram em campanhas, como são suas presenças ao trabalho (nas Casas que as divulgam), como gastam verbas indenizatórias (nas Casas que as divulgam), como destinam verbas orçamentárias (nas Casas que as divulgam) e outros vários dados.

O projeto também faz estudos a partir desses dados, comparando as várias Casas. Sabe aquela história que eu falei dos políticos de mão aberta? É este estudo aqui. Eles também vêem coisas como quanto custa o Legislativo no bolso de cada um, a relevância da atividade dos vereadores nas principais capitais e o quanto os nossos queridos representantes enriqueceram no exercício do mandato. Tudo com base em informações públicas, o que é o mais impressionante neste país.

POLÍTICOS DO BRASIL

Mestre Fernando Rodrigues, colunista de política da Folha, criou em 2003 um site chamado "Controle Público". Ele tinha a declaração de bens de todos os políticos eleitos em 1998 e 2002. O projeto durou pouco no ar, infelizmente, mas nas eleições de 2006, ele criou uma versão expandida no site "Políticos do Brasil". Ganhamos o Esso juntos. O projeto gerou um livro homônimo, que publica dados (incluindo o CPF) de 3.570 políticos eleitos em 1998 e 2002. Vale a pena ter na estante o livro: Políticos do Brasil.

JUSTIÇA ELEITORAL - DIVULGAÇÃO DE CANDIDATURAS

Aqui tem uma historinha. Em 2003 teve o primeiro projeto do Fernando. Em 2004, uma equipe liderada por outra mestra minha, a Angelina Nunes, editora-assistente no jornal O Globo, levantou dados de patrimônio de todos os deputados estaduais do Rio, entregues à Justiça Eleitoral em até cinco eleições diferentes, pra ver como eles enriqueceram no exercício do mandato. E como os políticos enriqueceram. Tinha deputada que disse que enriqueceu porque não tomava chopinho, veja só. A partir dessa série de matérias, que ganhou o Esso em 2004, a Justiça Eleitoral se ligou que precisava dar mais transparência às declarações de bens dos políticos. A partir das eleições de 2006, foi isso que aconteceu. As declarações entregues por quase todos os candidatos foram parar na internet. E você pode consultar todas elas nesse link aí em cima.

No TSE, você também pode consultar as prestações de contas de campanha dos candidatos de 2008, 2006, 2004 e 2002. Lá você pode ver pra quem uma empresa ou pessoa doou, ou de quem um candidato recebeu.


Outros links interessantes estão no blog do Fabiano Angélico, coordenador de projetos da Transparência Brasil. O blog é o Algumas Notas Soltas. Passa lá.

Aguardo seus comentários aqui sobre essas dicas e sobre o comentário semanal na MTV. Voltem sempre, viu?

2 comentários:

Anônimo disse...

Mestre, não consegui te ver na MTV. Também não te achei no site da emissora. Tem no Overdrive ou em algum outro lugar?
Ah, e obrigado pela recomendação a meu blog.

Marcelo disse...

Teu blog tá muito bom.

Pois é, acho que ainda não botaram lá o link. Depois tenho que ver o que rola. Quero ver também se tem o vídeo no YouTube ou algo assim.