terça-feira, 23 de outubro de 2007

As crianças e a política

Eu já conhecia o meigo site do Palácio do Planalto com figurinhas à la South Park informando quem foram os presidentes do Brasil. Agora, soube do Plenarinho, o serviço da Câmara dos Deputados para instruir as crianças sobre como funciona a política - ou ao menos como ela deveria ser exercida.

O site apresenta, por exemplo, o Jogo do Orçamento, onde a criança tem que simular os gastos da cidade fictícia de Legislândia. Não vi no jogo o personagem do lobistinha, nem o laranjinha e nem o sanguessuguinha.

Parece um joguinho instrutivo sobre o deve-ser, bem como o site parece bastante interessante. Há uma carência grande de informações sobre as atribuições das instituições no Brasil. Conhecendo como elas funcionam, é mais fácil fazer críticas pertinentes, que fujam ao Gre-Nal. Com críticas pertinentes, é mais fácil acertar na mosca. Acertando na mosca, é mais fácil estimular a reforma das falhas das instituições.

2 comentários:

Tom disse...

Numa das discussões na comunidade USP do orkut, já faz um tempinho, descobri esses sites (não participo mais das discussões de lá, mas no começo fiquei empolgado com as possibilidade de um fórum para discutir esse tipo de assunto).

Até indiquei para meus colegas lá da comunidade esses sites. Sabe, é um pouco triste ver que os alunos que passam por um dos vestibulares mais concorridos do Brasil discutam política de modo tão passional e não possuem o mínimo de civilidade, nem de raciocínio crítico (essa é a chamada elite intelectual do Brasil).

Fiquei sabendo sobre esses sites quando quis me informar um pouco melhor sobre como funciona o sistema político brasileiro. Tenho que admitir que desde muito cedo incucaram a idéia em mim que política não é importante e que todo político é ladrão (visão que os, de fato, corruptos desejam que seja acreditada pela maioria da população). Tenho que relatar algum dia um pouco melhor essa história de eu não me interessar por política e, só depois, perceber minha tolice.

Bom, já estou assinando o feed desse seu blog. ;-) Vamos "conversando" via blog.

Abraço.

Marcelo disse...

Eu acompanhei alguns fóruns e listas de debate sobre política durante um bom tempo. No ano passado, fiquei de saco cheio. No Brasil, discute-se política na internet como se discute futebol em boteco. É bastante fácil se desinteressar da política desse jeito. Existem maneiras de tornar o acompanhamento da política interessante, e uma das idéias deste blog (e de outros projetos em que estou envolvido) é experimentar com elas.