terça-feira, 11 de dezembro de 2007

I don't know, but I've been told...

Pois ontem finalmente o Led Zeppelin se reuniu. Eu não estava lá na O2 Arena, mas acompanhei a um oceano de distância. Do show mesmo, só vi um trecho de "Black Dog", reproduzido na Globo News, no Jornal da Globo e, agora vejo aqui, na BBC:



Sempre exatamente o mesmo trecho. Um fã que esteve lá até postou no YouTube um trecho de "The Song Remains The Same", mas de alguma forma acabou resolvendo retirar. O Vitor Benvindo, do Mofodeu, catou este vídeo amador de Stairway to Heaven:



Do pouco que eu vi, me parece que não fizeram feio - mesmo com o dedo quebrado do Page e a voz mais velha do Plant. Ele me parece estar cantando melhor do que nos anos 90, quando gravou dois discos com Page. A presença de palco de todos eles ainda é poderosa, embora já estejam meio velhos, meio gordos. A música permanece a mesma, ainda que a afinação tenha mudado pra acomodar o alcance vocal atual de "Percy". Não é ruim, não: o exemplo é ruim, mas nem Roberto Carlos, que não chicoteia muito sua voz, chegou aos 60 anos cantando como cantava aos 20.

Numa sacada genial, o show começou com "Good Times, Bad Times" - a primeira faixa do primeiro disco do Led Zeppelin, que tem esta letra bastante apropriada:

    In the days of my youth, I was told what it means to be a man,
    Now I've reached that age, I've tried to do all those things the best I can.
    No matter how I try, I find my way into the same old jam.

    (Nos meus dias de juventude, me disseram o que é ser um homem.
    Agora que estou na idade, tentei fazer tudo aquilo do melhor jeito que pude.
    Não importa o quanto eu tente, eu acabo sempre metido na mesma bagunça.)

Vale a pena ler a resenha do New York Times. O Guardian enrolou um pouco citando Nick Hornby antes de contar como foi o show. Mas o prêmio de maior concentração de trocadilhos por parágrafo quadrado vai para a chamada do Los Angeles Times:

    It had been a long time since they'd rock and rolled, but the band played one more time to a rapt crowd. The players aged, but the song remains the same.

Agora, é aguardar o DVD. E a turnê, talvez?

Nenhum comentário: