Uma amiga ontem me contou que tinha passagens para ir à Espanha, mas com todos os baraços em Barajas ela preferiu conhecer países vizinhos. A língua é a mesma, o tratamento é outro e os vinhos são baratos.
Enquanto isso, o embaixador da Espanha foi ao Congresso negar tudo. Da Folha Online:
- O embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró, esquivou-se nesta terça-feira de pedir desculpas aos brasileiros que foram impedidos de entrar no seu país. Segundo ele, desculpas só ocorrem quando há equívocos.
O diplomata tentou ainda justificar o tratamento dispensado a alguns dos brasileiros barrados em Madri, que foram chamados de "cachorros". De acordo com ele, a mesma palavra em espanhol tem outro significado que não é pejorativo.
"A palavra 'cachorro' em espanhol não é igual em português. Em espanhol [cachorro] quer dizer filhote", afirmou Peidró, que foi até ao Senado, onde se reuniu com os integrantes da Comissão de Relações Exteriores da Casa por cerca de duas horas e meia. "Não há um trato discriminatório a brasileiros. Os brasileiros têm uma imagem muito boa na Espanha, de bons trabalhadores."
O embaixador reiterou que o governo espanhol agiu de forma correta. De acordo com ele, foram seguidas as normas da União Européia para fiscalização da entrada de estrangeiros nos países que integram o bloco. Ele não detalhou os critérios nem as regras estabelecidas pela comunidade para a fiscalização.
"Só cabem pedidos de desculpas, se você faz uma coisa indevida. Se o procedimento é regrado, nós podemos lamentar. Eu manifestei que lamentei. Isso não quer dizer que os procedimentos tenham ocorrido de forma arbitrária muito menos injusta", disse o diplomata, sem esconder o constrangimento.
3 comentários:
Da Espanha.....Nem bom vento nem bom casamento ?
Cachorro é, na Espanha, o filho de una cadelinha.....o um politico novinho
Como dice la canción de la gran Luz Casal: "¡No fuí yo......!"
Postar um comentário