quarta-feira, 28 de maio de 2008

A CPMF cansou de ser sexy

CSS é a sigla pela qual é conhecida no mundo inteiro essa banda moderninha aí do lado, a Cansei de Ser Sexy. CSS, agora, também é o novo nome da nossa velha conhecida CPMF, que será votada nesta quarta.

Não sou fã de nenhuma das duas. Mas, se fosse para escolher entre as duas, eu preferiria a musical. Pelo menos com ela ninguém me força a gastar dinheiro. Especialmente dinheiro que historicamente não foi usado integralmente para a saúde, embora tenha sido essa a justificativa da criação do IPMF, que virou CPMF, que pode virar CSS.

A reapresentação da CPMF para votação no Congresso é do jogo - tanto do velho jogo de salão brasiliense quanto do jogo democrático. Não colou algo que se queria aprovar? Deixa-se passar a onda de protestos contra, troca-se de nome e apresenta-se de novo quando ninguém lembrar mais do assunto. É assim que os deputados aumentam seus salários, por exemplo.

O que eu acho interessante, apenas, é que algo assim tramite tão rápido e projetos importantes como o que garante o direito de acesso a informações públicas passem anos no limbo das leis que nunca são votadas. Sei por que acontece. Como lamentar não adianta nada, só acho graça.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito boa a sacada!!! Muito boa!!!
Vi um Opinião Nacional na Cultura (há pouco tempo) que me entristeceu bastante: de um lado, Aníbal (histérico); de outro, Maurício Rands, do PT de PE (histérico também). Gritos e mais gritos e ninguém sabia dizer de ONDE vai vir a verba pra Saúde:
RANDS: Deputado Aníbal, me diga de onde vai vir o dinheiro pra construir hospitais?
ANÍBAL: Ora! No ano passado, o governo federal remanejou 68 milhões do orçamento! [dando a entender que essa grana tá sobrando - e que pode ser usada pra Saúde]
RANDS: E de onde veio esse dinheiro todo?!
ANÍBAL: Ora, o senhor é do PT, o senhor deveria saber!
...E ninguém sabia...
...E o telespectador não sabia...
...Se pá, nem o Lula sabia...
(só pra não perder a piada!)
Beijos, tio Marcelo!
Parabéns pelo blog!