quarta-feira, 28 de maio de 2008

Analfabetismo funcional e blefador

O Instituto Pró-Livro fez uma pesquisa para ver como se lê no Brasil. Descobriu que muito pouca gente lê (o que você já sabia) e que 55% dos leitores são mulheres (o que é um dado novo).

A maioria dos leitores brasileiros está nas idades escolar e universitária: 53% têm entre 5 e 24 anos. Os estudantes lêem 7,2 livros por ano, mas apenas 1,7 seria lido por vontade própria. E quem ganha mais de 10 salários mínimos mensais lê 5,3 livros por ano além dos obrigatórios - nível semelhante ao da Espanha e próximo ao da Argentina.

Aí, eles perguntaram quais são os livros mais lidos pelos leitores brasileiros.

Em primeiro lugar, deu a Bíblia. Vá lá, é um dos best-sellers mais tradicionais do mundo. Em alguns círculos, pega bem dizer que lê, especialmente se você for político.

De acordo com a Folha, em segundo lugar deu "O Sítio do Picapau Amarelo", do Monteiro Lobato. Ocorre, porém, que o Monteiro Lobato NUNCA escreveu um livro com esse título. Há um chamado "O Picapau Amarelo", em que os personagens da ficção se mudam para o sítio da Dona Benta. Mas "O Sítio do Picapau Amarelo" é o nome da série de TV inspirada na obra do Monteiro Lobato.

Ou seja: se o autor da matéria não errou o título e não existe uma sutileza aí reunindo sob um só chapéu todos os livros do Monteiro Lobato, o Brasil possivelmente tem ainda menos leitores do que os que afirmam ler.

Vale a pena ler este post e seus comentários (em inglês) no blog Marginal Revolution, sobre por que os livros são tão ultrajantemente caros no Brasil. A maior parte das respostas diz respeito à falta do hábito de leitura.

3 comentários:

Paulo Henrique disse...

Doutor, eu também postei isso lá. E fiz uma relação com o já histórico discurso do Jeferson Peres, em 2006. Os livros são caros no Brasil, sim, mas só isso não justifica a falta do hábito da leitura. É que somos um bando, não um povo. abs

Luiz Edmundo disse...

Estou de volta depois de muito tempo...
Eu devo ser de outro planeta, pois estou lendo dois livros por semana, umas 700 páginas. Mas não por que tenho dinheiro pra comprar livros - já me esqueci o último que comprei - e sim pelos livros que o governo manda para as escolas públicas - que inclusive estão com cada vez melhor qualidade. Talvez por isso, e por meu computador ter quebrado, eu tenho lido pouco na internet. Grande abraço.

Em tempo: Quando criança eu já era rato de biblioteca e já li a obra de Lobato inteirinha.

Marcelo disse...

Seja bem-vindo de volta! Acho que boa parte dos leitores deste blog são do mesmo planeta. Ainda bem! Também devorei a obra do Monteiro Lobato na biblioteca na infância. Mas só depois de barbado é que fui conhecer os (gloriosos) livros adultos dele.

Estou indo à Bahia em junho. Vou ficar em Salvador. Não sei se você mora perto de lá, mas se morar vamos tentar marcar um café?