sábado, 23 de agosto de 2008

Melhor que a do New York Times

Desde janeiro eu vinha acompanhando o caso do pedido de extradição do traficante Juan Carlos Abadía. Mas eu sabia que só podia rolar matéria quando ele de fato fosse mandado pra fora do Brasil. Entre idas e vindas, levamos sete meses para publicar esta matéria no Los Angeles Times:

Reputed drug lord gets wish -- he's extradited to U.S.
Brazil hands over the alleged top Colombian figure, who had offered cash to be transferred.


E sabe o que é mais legal? É que a matéria ficou bem melhor que a do New York Times.

2 comentários:

Igor disse...

Marcelo,

Realmente tua matéria no LAT tem mais detalhes, e a leitura é mais saborosa.

Porém, não cita o Tarso Genro e o fato da extradição ter sido aprovada pelo STF e pelo presidente. Meros detalhes para o leitor do LAT?

E o que quis dizer com "hidden proceeds to Brazil in exchange for speedy extradition"?

Parabéns!

Marcelo disse...

Mais ou menos. O texto final não é meu. Eu pessoalmente teria incluído, mas a chefia julga (com alguma razão, acho, embora não toda) que os detalhes da tramitação são pouco relevantes para a história inteira. Ainda assim, está lá o Ministério da Justiça, embora não o ministro nominalmente (tampouco o secretário nacional de Justiça, a quem entrevistei por telefone para matar uma dúvida sobre se a mulher do Abadía ia ou ficava).

Os "hidden proceeds" são aqueles US$ 40 milhões que ele tinha escondidos em local incerto e não sabido e que ele prometeu, em janeiro, entregar à Justiça caso fosse aprovada sua extradição.