quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O segredo do morcego



Em 2009, o Batman completa 70 anos. Foi criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger, então dois jovens desenhistas americanos. O nome veio do fato de o personagem se vestir de morcego (bat) para aterrorizar os bandidos à noite. Desde então, o manto do morcego gerou milhões de dólares em gibis, seriados, desenhos animados, bonecos, lancheiras, pijamas e até chicletes.

Com o sucesso mundial do filme "O Cavaleiro das Trevas", oitavo longa-metragem oficial do personagem desde 1966, a prefeitura de uma cidade curda no sul da Turquia resolveu ganhar uns trocados processando o diretor Christopher Nolan. Isso porque o nome da localidade, tal qual o da identidade secreta de Bruce Wayne, é Batman.

Na verdade, o nome da cidade é uma abreviatura de "Bati Raman", mas o prefeito Huseyin Kalkan resolveu processar Nolan mesmo assim, por usar o nome "Batman" sem pagar direitos autorais à cidade.

"Só há um Batman no mundo. Os produtores americanos de cinema usam o nome da província sem nossa permissão. Processaremos quem usar o nome de Batman e, sim, é necessário irmos aos tribunais nos EUA", disse o prefeito.

Nenhum comentário: