domingo, 18 de janeiro de 2009

Tranqueira permanente

Até pouco tempo atrás, em São Paulo, existia o conceito de "horário de pico". Eram aqueles horários - mais ou menos os mesmos - em que boa parte da cidade parece se deslocar: no início da manhã, no final da tarde e, um pouco menos, no horário do almoço e começo do turno da tarde. Aos poucos, os horários de pico foram se esticando. Hoje, não dá pra ter certeza alguma sobre a que hora é mais tranqüilo andar pela rua.

Da mesma forma, até o ano passado ainda dava para ter uma certeza: em janeiro, os que preferimos ficar na cidade podemos ir à vontade ao cinema, aos bares, à rua, sem se preocupar com filas. A julgar pela experiência dos últimos dias no trânsito, em bares e em cinemas, isso também já era. Ontem acho que levamos quase meia hora na fila para conseguir pagar a conta no bar onde fui assistir a um tributo ao Led Zeppelin. Repare: não era a bilheteria do show do Elton John, e sim o caixa de um bar de rock do Bixiga onde um amigo meu estava cantando.

Parece que o pessoal desistiu de ir para a praia e resolveu ficar. Faria sentido, dados os megaengarrafamentos pra ir pra lá e as tranqueiras enfrentadas depois de chegar. Amigos que estiveram na praia falam de filas homéricas para tudo. Duas horas para comprar pão, e coisa e tal. Em São Paulo, pelo menos, há mais opções de filas para entrar. Só que as filas da praia não deixaram de existir. Aumentou até a quantidade de lixo nas estradas. E a tranqueira na cidade só cresce.

Quer-me parecer que estamos entrando na era da tranqueira permanente. Daí ao Grande Engarrafamento descrito pelo Ignácio de Loyola Brandão em "Não Verás País Nenhum" é um pulinho.

Um comentário:

Lena Gomes disse...

Oi, já li este post, bastante interessante, e super verdadeiro... Na minha opinião, hoje em dia há fila pra tudo... tudo mesmo... e a menos q vc vá para "os recantos" mais longínquos dos grandes centros, praias e locais badalados, não se tem sossego, de jeito algum.
By the way: foste ao Elton John??? Creio q não é a tua cara... Eu "babei" pela tv, pois adoro!!! Mas não estou lá hoje, na Apoteose, porq não aprovei o local...
Olha, já atualizei o link pra este blog, no Penedo da Saudade. Beijos. Parabéns!!!