Acabo de postar mais uma enquete aqui no blog. Desta vez, é sobre a chuva de ações orquestrada pela Igreja Universal contra a Folha de S.Paulo, por causa desta matéria da Elvira Lobato.
Entidades de defesa dos jornalistas já saíram em defesa da Folha. O presidente Lula lascou um "quem diz o que quer ouve o que não quer". E você, o que acha?
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Enquete: IURD x Folha
Postado por Marcelo às 17:45
Marcadores: enquetes, jornalismo, sobre o blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Marcelo, ainda sobre esse assunto da enxurrada de ações movidas pela IURD contra a Folha, você têm acompanhado a polêmica entre o Nassif e a revista Veja? Ao que parece, a Veja está movendo vários processos contra ele. Um do Euripedes Alcantara, outro do Diogo Mainard, mais um do Lauro Jardim e por aí vai...
Estou acompanhando, sim, passo a passo. Mas ali é um outro tipo de coisa. O Nassif está escrevendo o que ele observa na Veja. Com base principalmente na observação das mudanças de tom dentro do que foi publicado pela própria Veja. Se ele tem evidências outras de conluio entre os jornalistas da revista e os estranhos interesses econômicos que andam por aí, está guardando. Claro, se a coisa for como ele diz, é uma coisa que não deixa rastros. Pessoalmente, acho que ele está sendo macho. É claro que há coisas estranhas acontecendo na Veja, é claro que elas devem ter motivos e é possível até que sejam os descritos pelo Nassif. Mas os textos dele me lembram às vezes aquela piada do português que pergunta pro outro: "Tens aquário em casa? Não? Então és gay", depois que alguém ensina lógica a ele levando do aquário ao peixe, do peixe à sereia, da sereia à mulher e da mulher à macheza. Ainda falta todo o meio do caminho. Talvez surja.
O Nassif citou pessoalmente esses jornalistas. Eles se sentiram ofendidos e processaram. Isso é chato pra caramba, porque é uma tentativa de calar a boca do colunista. Mas pelo menos eles foram pessoalmente mencionados nos textos. É diferente do caso dos fiéis da Universal, em que a matéria mencionou os negócios da instituição e os processos foram movidos por particulares nos juizados especiais. Eu mesmo acho que, se a Universal se sentiu ofendida, ela deveria processar a Folha com sua própria personalidade jurídica e seus próprios recursos. Aí, espera pra ver o que acontece no tribunal. Os caras da Veja processaram o Nassif do próprio bolso.
Caso haja condenação do Nassif, aí sim eu opino se houve abuso ou não. Por enquanto, nesse caso, está tudo dentro do direito de cada um: o Nassif escreveu o que julgou pertinente, os caras se julgaram ofendidos e foram pra Justiça pra resolver. Seria diferente se leitores da Veja em vários cantos do Brasil processassem o Nassif com exatamente a mesma petição, como fizeram os fiéis da Universal.
atitude enteresante está do deputado em parceria com o ministro.será que eles conceberam isto ou foi a cupula da igreja catolica. e se a ideia e tão boa assim porque não mudar imediatamente o codgo penal brasileiro que é de 1900 e antigamente. Alias qual é a religião do deputado e do ministro? alguem se arisca!!!!
Postar um comentário