segunda-feira, 5 de maio de 2008

Hermanos que no prestan

O jornal argentino La Nación tentou levantar as declarações de bens dos governadores das províncias argentinas para uma reportagem, mas enfrentou impedimentos na maioria dos casos. Em 12 das 24 províncias do país, os dados são secretos ou são fornecidos apenas mediante ordem judicial. Em outras cinco províncias, os dados são públicos mas é preciso "superar trâmites matreiros de resultados incertos".

O jornal também faz um levantamento sobre as leis de acesso nas diferentes províncias. Na de Buenos Aires, por exemplo, a lei não inclui informações dos poderes Legislativo e Judiciário. Na de La Pampa, cidadãos que não sejam jornalistas não podem obter informações.

No Canadá, também tem gente que não presta.

O Partido Conservador, governista, eliminou sem alarde um grande banco de dados de informações usadas por jornalistas, advogados e cidadãos para fiscalizar o governo, segundo o The Canadian Press. Criado em 1989, o banco de dados lista todos os pedidos de informações públicas feitos a todos os departamentos do governo e ajuda os usuários a identificar milhões de documentos liberados por meio da lei de acesso, diz o jornal. O Globe and Mail cita opositores do governo Stephen Harper dizendo que o Partido Conservador não cumpriu a promessa de reformar o Ato de Acesso a Informações.

Um comentário:

Elisandra Amâncio disse...

É a imprensa dos hermanos também sofre. Muito bacana o blog. Gostei bastante. Abs.