A prefeitura de Curitiba, no Paraná, resolveu fazer marketing político usando o conceito de jornalismo colaborativo e criou o site Eu Repórter Cidadão. O site convida os moradores a enviarem vídeos de até um minuto sobre "algo que aconteceu e melhorou a sua vida". Alguns, selecionados, serão utilizados nos anúncios de TV da prefeitura.
O prefeito de Curitiba, Beto Richa, é candidato à reeleição. O prazo legal para propaganda eleitoral começa em 5 de julho. Em agosto do ano passado, segundo o G1, Richa foi multado em R$ 100 mil pela Justiça Eleitoral por fazer propaganda antecipada para a campanha de 2004.
No blog Caixa Zero, o Rogério Galindo andou reunindo imagens campanhescas do prefeito publicadas no site da prefeitura. Fotos como esta ou esta.
A professora de jornalismo Ana Brambilla, do blog Libellus, comentou: "Será que o fato de esferas políticas ancorarem iniciativas assim não denota uma falta de zelo dos jornalistas por um território que lhes é de responsabilidade?"
O que eu penso do assunto? Resumindo: jornalismo é uma coisa, propaganda é outra. Cada uma tem sua função. Vender gato por lebre é uma pá de cal a mais na cova rasa da forma como o brasileiro lida com a informação.
Siga os links abaixo e leia o que eu escrevi antes sobre casos assim.
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Colaborativo em causa própria
Postado por Marcelo às 13:37
Marcadores: cultura política, jornalismo, sociedade da informação, sociedade do espetáculo
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