segunda-feira, 16 de março de 2009

Lula, Obama e o direito de acesso

O Notícias MTV pediu meu comentário hoje por conta da visita do Lula aos Estados Unidos. Além da questão do etanol, que eu comentei bastante por lá, vale a pena prestar atenção numa questão importante para todos.

Exatamente na semana em que o Lula visita os Estados Unidos, entidades pró-transparência governamental de todo o país comemoram a "Sunshine Week", a semana do direito de acesso a informações públicas. Como eu costumo dizer aqui no blog, o direito de acesso é o mais importante de todos os direitos fundamentais desconhecidos no Brasil.

Por meio do direito de acesso a informações públicas, qualquer um pode solicitar documentos sobre os atos da administração pública. O grande debate hoje nos EUA é a respeito de uma ordem judicial que determina que os e-mails das autoridades são documentos públicos e portanto podem ser requeridos pelos cidadãos. Já pensou?

Os Estados Unidos têm uma lei de acesso desde 1966. Em seu primeiro dia no poder, o Obama assinou um memorando determinando que, na dúvida, os servidores deveriam supor que o cidadão tem, sim, direito a acessar aquela informação. Escrevi sobre isso antes.

O Brasil ainda não tem nada do gênero e a coisa é encalacrada. Existe um projeto na gaveta da Presidência, que vem sendo modificado para ser enviado à votação do Congresso. Se algum assessor ler o debate todo que rola por lá, será que o Lula não se inspira e manda logo a lei?

Para quem estiver interessado no assunto e estiver em Brasília no começo de abril, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e todas as outras entidades do Fórum do Direito de Acesso a Informações Públicas promovem um seminário de alto nível sobre o assunto no Congresso. Não vou poder estar lá, mas você pode conferir a programação neste link.

Nenhum comentário: